quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Capacitação Sistema Positivo de Ensino - 26/01/2012

Linguagem Oral na Educação Infantil


Falar e escutar


Intencionalidades


  • Compartilhar saberes sobre como se desenvolve o pensamento e a linguagem e a linguagem das crianças;
  • Refletir sobre a importância da linguagem oral no processo de desenvolvimento.
A linguagem Oral é fundamental no processo de aprendizagem da criança pois possibilita a organização de idéias, a expressão de sentimentos, a exploração e a descoberta do mundo à sua volta.

O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem e pela experiência sociocultural das crianças.

  • A partir dos dois anos as crianças utilizam mais palavras e fazem perguntas: O quê? Onde?
  • A linguagem vai se aperfeiçoando dos três anos
  • Aos cindo anos a criança incorpora diversos elementos linguísticos em seu discurso, que a ajudam a organizar seus pensamentos.

* Situações de fala devem ser reais para estimular a linguagem da criança.
* Não falar pela criança, falar com a criança.
  • Através das diversas utilizações da fala pelos adultos que interagem com as crianças é que elas vão construindo o sentido, percebendo a necessidade da fala e produzindo o desejo de tornarem-se falantes, de expressarem-se através da linguagem.
  • A fala se da de forma articulada com a reflexão, o pensamento, a explicação, sensações e desejos.
  • Na dinâmica da comunicação oral estão presentes discursos que a criança ouviu em falar anteriores feitas por outras pessoas.


Rodas de conversa

Conversar é construir significados coletivamente.

  • Busca
  • Troca
  • Interação
  • Alternância (falar/ouvir/perguntar/responder)

Conversa implica:
  • Relação com o outro
  • Respeito
  • Saber ouvir e falar
  • Aguardar a vez
  • Colocar-se sob o ponto de vista do outro
* Liberdade de expressão
* O professor deve ter real interesse pela fala

" em cada relato um fato"

Papel do professor na roda de conversa

  • Estimular a criança a dizer o que pensa;
  • Valorizar as diferentes produções orais;
  • Desafiar e auxiliar as crianças para incorporem novos elementos na fala;
  • Fazer perguntas que possibilitem ampliação de ideais e a melhor organização dos pensamentos.
Para encaminhar rodas de conversas

Aonde você foi? Quem era? com quem? Como era? O que você fez lá?

Sugestões de livros:











Nenhum comentário:

Postar um comentário