Falar e escutar
Intencionalidades
- Compartilhar saberes sobre como se desenvolve o pensamento e a linguagem e a linguagem das crianças;
- Refletir sobre a importância da linguagem oral no processo de desenvolvimento.
A linguagem Oral é fundamental no processo de aprendizagem da criança pois possibilita a organização de idéias, a expressão de sentimentos, a exploração e a descoberta do mundo à sua volta.
O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem e pela experiência sociocultural das crianças.
- A partir dos dois anos as crianças utilizam mais palavras e fazem perguntas: O quê? Onde?
- A linguagem vai se aperfeiçoando dos três anos
- Aos cindo anos a criança incorpora diversos elementos linguísticos em seu discurso, que a ajudam a organizar seus pensamentos.
* Situações de fala devem ser reais para estimular a linguagem da criança.
* Não falar pela criança, falar com a criança.
- Através das diversas utilizações da fala pelos adultos que interagem com as crianças é que elas vão construindo o sentido, percebendo a necessidade da fala e produzindo o desejo de tornarem-se falantes, de expressarem-se através da linguagem.
- A fala se da de forma articulada com a reflexão, o pensamento, a explicação, sensações e desejos.
- Na dinâmica da comunicação oral estão presentes discursos que a criança ouviu em falar anteriores feitas por outras pessoas.
Rodas de conversa
Conversar é construir significados coletivamente.
- Busca
- Troca
- Interação
- Alternância (falar/ouvir/perguntar/responder)
Conversa implica:
- Relação com o outro
- Respeito
- Saber ouvir e falar
- Aguardar a vez
- Colocar-se sob o ponto de vista do outro
* Liberdade de expressão
* O professor deve ter real interesse pela fala
" em cada relato um fato"
Papel do professor na roda de conversa
- Estimular a criança a dizer o que pensa;
- Valorizar as diferentes produções orais;
- Desafiar e auxiliar as crianças para incorporem novos elementos na fala;
- Fazer perguntas que possibilitem ampliação de ideais e a melhor organização dos pensamentos.
Para encaminhar rodas de conversas
Aonde você foi? Quem era? com quem? Como era? O que você fez lá?
Sugestões de livros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário